Educação promove Seminário da Diversidade e Relações Étnico-Raciais
O tema: “Ancestralidade Negra, Saberes e Práticas Pedagógicas”, foi trabalhado junto aos alunos dentro de sala de aula durante o ano todo
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu, na manhã de quarta-feira, 3, a sétima edição do Seminário da Diversidade e Relações Étnico-Raciais, no auditório do Anexo II da SMECEL. O evento foi organizado pela Coordenação da Promoção da Igualdade Racial da Superintendência Pedagógica e contou com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR).
Com o tema: “Ancestralidade Negra, Saberes e Práticas Pedagógicas”, o auditório do Anexo II ganhou uma decoração especial, produzida pelos alunos das escolas municipais que trabalharam o tema em sala de aula durante o ano todo. Os resultados dessas atividades foram expostos em todo ambiente, reforçando o compromisso da Educação de promover espaços de encontro, de reconhecimento de respeito e acolhimento da diversidade étnico-racial.
A superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos disse que a legislação atual assegura a obrigatoriedade de se trabalhar nas escolas a cultura afro, difundindo seus conceitos, história, valores e isso é muito positivo. “Hoje, nossos alunos têm a oportunidade de estudar e conhecer a história para que possamos desmistificar coisas, construir uma cultura de empatia, de igualdade e de valorização de todas as culturas” afirmou.
A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial da SMECEL, Ivina Munik Ferreira reforçou que o evento dedicado ao fortalecimento das relações étnico-raciais e construção de uma sociedade verdadeiramente antirracista é um compromisso de manter nas escolas uma agenda viva, durante todo o ano, valorizando identidades, saberes e histórias da população negra. “Queremos que esse seminário seja o espaço para fortalecer nossas práticas, despertar reflexões e inspirar novas ações no cotidiano escolar” disse.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS – O VII Seminário da Diversidade e Relações Étnico-Raciais, contou com a apresentação de Dança Afro, dos alunos da EMEB Eunice Cézar de Mello, do grupo Bate Lata, dos alunos da EMEB Paulo Freire e Dança dos alunos da EMEB Gabriel Muller e apresentação de Teatro Cultural, com os alunos da EMEB Salvelina Ferreira da Silva no encerramento do evento.
CICLO DE PALESTRAS – Palestra 1 -Tema: “Religiões de Matriz Africana e Educação para o Respeito à Liberdade Religiosa” com o professor Rodolfo César Correia da Costa; Palestra 2 – Tema: “Formação Continuada para uma Prática Antirracista”, com a professora mestra, Silvana dos Santos Oliveira; palestra 3 – Tema: “Ancestralidade e Saberes Negros com Fundamentos Educativos” com a professor, Waldenis Trindade; palestra 4 – Tema “Práticas Pedagógicas Antirracistas no Cotidiano Escolar” com a equipe da EMEB Nair de Oliveira; palestra 5 – Tema: “Práticas Pedagógicas Antirracistas no Cotidiano Escolar” com a equipe do CMEI Wilson Sodré.
Prefeitura de Várzea Grande
