CulturadiversidadeEVENTOSRegional

Cultura que se tece com as mãos: o artesanato mato-grossense no SPFW

Por Ghonçalo Rodrigo

No compasso das tradições e dos fios entrelaçados pelo tempo, o artesanato mato-grossense mais uma vez brilhou além das fronteiras do Estado. As redeiras da Associação Tece Arte, de Limpo Grande (Várzea Grande), mostraram que talento, identidade e orgulho regional também podem ocupar com protagonismo o cenário mais prestigiado da moda nacional: o São Paulo Fashion Week 2025.

Assinadas pelo estilista Amir Slama, as peças apresentadas na passarela trouxeram saídas de banho inspiradas em elementos típicos de Mato Grosso, revelando uma estética natural, leve e sofisticada — com a alma de quem tece histórias e sustenta a cultura com as próprias mãos.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, o reconhecimento da Tece Arte é uma prova viva de que a economia criativa pode transformar vidas:

“A Associação conseguiu ir além do artesanato e das feiras, criando novos produtos e parcerias com o setor da moda”, destacou.

Mais do que um desfile, o momento simboliza a importância de valorizar e fortalecer nossas raízes culturais, especialmente o artesanato manual — expressão genuína de uma terra rica em saberes, cores e texturas.
Cada rede tecida, cada nó, cada traço representa o olhar de mulheres que transformam o simples em arte, e o cotidiano em poesia.

Portal Enjoy – Onde cultura, moda e identidade caminham juntas.
📍 Cuiabá, a capital onde tradição e criatividade se encontram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *