Intercambio esportivo concilia esporte e educação mundo afora
Por Valeriano Martins
Diversas possibilidades de intercâmbio atendem as diferentes necessidades dos interessados. Entre elas estão o intercâmbio esportivo, que consiste em ajudar o estudante a conciliar esporte e educação e está se tornando uma tendência acessível para muitos atletas que desejam explorar novas oportunidades, suas habilidades atléticas, crescimento pessoal, desenvolvimento acadêmico e boas oportunidades futuras fora do país.
No Brasil, dificilmente é possível praticar o esporte e ao mesmo tempo ter uma boa formação acadêmica, já que é complicado harmonizar os horários dos treinos e jogos, com as aulas e provas.
Porém, países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha e Itália possibilitam essa prática e ainda oferecem diversas modalidades para a escolha do aluno. Entre as opções mais escolhidas estão o futebol, o basquete, o vôlei, o futebol americano, o tênis e a natação, sendo que são aceitos adolescentes a partir dos 14 anos.
E a vantagem de se escolher um intercâmbio esportivo vai muito além de ter uma bolsa parcial, vale ainda a experiência como atleta e a possibilidade de fazer parte de um time ou elenco e ainda fazer amizade de forma mais fácil, pelo fato de já se ter uma disciplina de horário e um calendário mais fixo que o estudante “normal”.
Ainda que muitas pessoas imaginem que somente o atleta de ponta consegue a bolsa parcial, tem escola para todo mundo. O intercâmbio esportivo é para quem gosta de praticar o esporte, e o nosso trabalho é fazer essa triagem e encaixar o interessado na seleção certa. A diferença é que um atleta de ponta, que tem interesse em se tornar um profissional no país, vai para uma escola mais competitiva e o atleta que só deseja ter o esporte na sua atividade extracurricular e fazer parte de um time, vai para uma equipe um pouco menos competitiva.
O intercâmbio esportivo tem ganhado destaque como uma das melhores opções para quem busca unir estudo e esporte em uma experiência internacional transformadora. E são várias as vantagens e benefícios, indo muito além do campo e do esporte. O tempo de duração desse intercâmbio é de no mínimo um semestre, podendo se estender ao ensino médio completo, que tem duração de quatro anos.
Quem se interessou e quer saber mais sobre este e os outros tipos de intercâmbio, pode fazer sua inscrição para a 8ª edição da Feira de Educação Internacional, promovida pela Best Intercâmbio, que acontece no próximo dia 08 de novembro, no Shopping Estação Cuiabá, conversar com as diversas escolas que estarão presentes e escolher a que mais se adequar ao seu perfil.
Valeriano Martins é CEO da Best Intercâmbio