Cultura

Agendão Cultural te mostra onde ir em Cuiabá neste fim de semana

O ENJOY separou a lista completa dos eventos deste fim de semana, no Agendão Cultural.

Pensando onde ir em neste fim de semana? Festival de Axé, exposições artísticas e culturais em museu, oficinas de pintura e cinema estão entre as opções!

Cine Teatro 

‘Festival de Axé – Teia Ancestral’

Neste sábado (20), o ‘Festival de Axé – Teia Ancestral’ será realizado no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 18h. O evento é uma forma de valorizar a cultura negra, reconhecendo-a como formadora da sociedade brasileura.

Festival de Axé – Teia Ancestral é neste sábado (20), no Cine Teatro em Cuiabá. (Foto: Divulgação)

Diversas atividades como roda de conversa e debates sobre temas como intolerância religiosa e igualdade racial também estão na programação do evento. 

Vale lembrar que a entrada é solidária, por isso, os participantes devem levar 1kg de alimento na portaria do Cine Teatro. 

Museu de História Natural de MT 

As exposições permanentes do Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, podem ser uma opção para o fim de semana. As visitas podem ser feitas de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h. 

Histórica, Arqueológica (´pré-histórica e histórica), Paleontológica e Etnológica são as quatro partes nas quais a exposição é dividida.

Exposições podem ser visitadas no Museu de História Natural, em Cuiabá. (Foto: Divulgação)

Durante a exposição são abordados temas como a origem da terra, as transformações da biodiversidade – com foco especial na biodiversidade pré-histórica de Mato Grosso –, as populações originárias mato-grossense e a diversidade cultural dos povos indígenas. 

A história da Casa Dom Aquino (1842), importante Patrimônio Histórico de MT, também está inclusa na exposição.

A exposição continua na parte externa, onde temos a réplica do esqueleto de um Pycnonemosaurus Nevesi, dinossauro que habitava a região da Chapada dos Guimarães durante o período Cretáceo. A réplica foi confeccionada pelo paleoartista Carlos Escarpini.

O Museu fica aberto para visitas de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h. (Foto: Divulgação)

Também na área verde do museu estão as instalações do Homem do Holoceno, feita pelo artista plástico Junne Fontenele, que recriou, através de esculturas de argila, cenas cotidianas dos povos pré-históricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *