Segredos da longevidade: estímulo mitocondrial aparece como uma das inovações na receita do envelhecimento saudável
Especialistas comentam sobre o poder desta célula como fonte de energia para o corpo e mente
Envelhecer com saúde e qualidade de vida é um desejo cada vez mais presente em todas as gerações. Estudos globais mostram que longevidade não depende apenas da genética, mas, principalmente, de mudanças que impactam corpo e mente. E o Brasil está aumentando cada vez mais a sua expectativa de vida. Segundo o IBGE, de 2000 para 2023, a proporção de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Em números absolutos, o total de idosos passou de 15,2 milhões para 33,0 milhões, no período. Em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do país serão idosos, o que corresponderá a 75,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.
“Não basta apenas envelhecer ou viver mais tempo, o que é mais importante é envelhecer com saúde e qualidade de vida. Por isso as escolhas diárias impactam diretamente na longevidade de cada um”, comenta o Dtr Glauco Melo, urologista e especializado em Longevidade Saudável, Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
“Precisamos ficar atentos à vários pilares que vão desde a gestão de stress, passando por prática de exercício, com uma alimentação inteligente, com doses certas de proteínas por exemplo. Além disso, é bastante importante acompanhar a questão hormonal, que já começa a desregular com 30 anos. Atualmente, temos também que olhar o estímulo mitocondrial, que são usinas de energia das nossas células e que impactam diretamente na nossa saúde. São elas que abastecem o nosso cérebro, corpo, por isso estamos atentos a elas também”, conclui.
As mitocôndrias são responsáveis por produzir ATP, a principal fonte de energia para o funcionamento das células e por isso estão em alta nos tratamentos, terapias e estímulos mais recentes aplicados nos pacientes que bucam por envelhecimento saudável. Mas mesmo com as novidades, é importante olhar para hábitos básicos também.
Segundo a dermatologista Karen Omekita, uma boa noite de sono também é fundamental. “O sono regenerativo, que associado à musculação por exemplo, contribui para o estímulo do colágeno. Mas ressalto, que antes de indicar suplementos e tratamentos tecnológicos para auxiliarem na produção do colágeno, eu examino cada rosto, cada tipo de pele para conseguirmos resultados melhores”, comenta.
Cuidar da saúde do corpo, das células, da pele, da mente e do espírito. Cada pilar tem seu papel fundamental na jornada do envelhecimento saudável.
Com Agência Favourite Future