Virgínia Mendes atribui sua disposição à harmonia familiar e à sua fé inabalável.
A primeira dama do estado de Mato Grosso Virgínia Mendes se mantém no noticiário político e social iluminada por luz própria.
Acompanhando a tendência mundial sobre o papel da primeira-dama, esse papel mudou consideravelmente.
Ele passou a incluir o envolvimento efetivo dessas mulheres em campanhas políticas,causas sociais e representação do presidente em ocasiões oficiais e cerimoniais.
Além disso, ao longo dos anos, as primeiras-damas exerceram influência em vários setores, desde a moda até a opinião pública sobre políticas.
Com a primeira dama Virgínia Mendes não foi diferente, ela se mostra nada figurativa e bem atuante a frente de muitas causas sociais e principalmente defendendo as mulheres e seus direitos, lutando contra a violência doméstica.
Além disso, Virgínia idealizou O Programa SER Família, é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social.