Dono do Choquei dá depoimento à Polícia após repercussão de suicídio de jovem por fake news com Whindersson
A polícia investiga sobre o que aconteceu antes da morte da jovem
Raphael Souza, dono do perfil do Instagram Choquei, deu depoimento à Polícia Civil nesta quinta-feira (28) sobre o caso do suicídio da jovem Jéssica Canedo, que foi vítima de fake news e que supostamente seria um novo affair de Whindersson Nunes.
O perfil, que só no Instagram tem mais de 20 milhões de seguidores, compartilhou um comunicado sobre a participação deles na investigação. “Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso”, inicia o texto.
“Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei – e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado”, continuam.
Com mais de 27 milhões de seguidores somando as contas do Instagram e X (antigo Twitter), o perfil afirma passar por uma reformulação das práticas de trabalho. “A Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer”, avaliam.
O perfil ainda lamenta a morte de Jéssica Canedo após a veiculação de uma notícia falsa de que ela estaria se relacionando com Whindersson Nunes. O influenciador negou o contato com a jovem horas depois da viralização da história.