Empreendedorismo Feminino e Inclusão no Mercado da Moda
Em um cenário onde a representatividade e a diversidade são cada vez mais valorizadas, a Loja Queen Plus Size Boutique de Nova Mutum se destaca como um exemplo de empreendedorismo feminino que busca atender às necessidades de um público muitas vezes esquecido no mercado da moda. Com uma proposta de roupas estilosas e confortáveis para mulheres plus size, a loja não apenas promove a autoaceitação, mas também empodera suas clientes a se sentirem confiantes em sua própria pele.
Nasceu da experiência pessoal da empreendedoras, que enfrentou desafios para encontrar roupas que refletissem seu estilo e que fossem confortáveis. A Queen Plus Size Boutique oferece uma variedade de roupas que vão desde peças casuais até opções mais sofisticadas, sempre com um olhar atento às tendências de moda.
A loja se destaca pela curadoria cuidadosa de suas peças, priorizando qualidade, estilo e, claro, conforto. Além disso, a marca é um forte defensor da inclusão, promovendo a autoestima e a aceitação do corpo.
Confira nossa entrevista com a empresária Adelina Vitória…..
ENJOY- Como você define o empreendedorismo feminino Plus Size e por que ele é importante hoje?
ADELINA V- O empreendedorismo, ele é definido como o conjunto de habilidades e deveres em fazer a gestão e organização de uma empresa ou então de projetos dentro de outra empresa. E cada vez mais isso vem tomando o lado feminino pelas habilidades femininas. A mulher, ela tem uma habilidade muito grande de comunicação, de persuasão e de comunicação também. Então, viemos ganhando esse mundo, os cargos de gestão estão cada vez mais na mão de mulheres por esse conjunto de características. E o empreendedorismo no sentido de a mulher fazer a gestão da sua própria empresa, ele vem de encontro com as necessidades femininas. Porque nós que somos desse nicho, sabemos que não somos apenas profissionais. Nós temos demandas profissionais, demandas como esposa, dona de casa.
ENJOY- Quais são as principais tendências que você observa no mercado Plus Size?
ADELINA V- As tendências do mercado plus size, apesar de ter as suas características únicas, por se tratar de uma moda exclusiva para o corpo curvilíneo, ela segue também a tendência do slim, porque antigamente nós tínhamos essa segregação muito grande, em que certas roupas poderiam ser usadas apenas por corpos magros. E hoje a gente já vem quebrando esses padrões e vem trazendo toda a tendência de moda como um geral para o público plus size. Claro, temos características específicas para que as peças se ajustem no corpo plus size. Então, temos shorts e calças que elas tenham ali uma elasticidade um pouco maior para garantir o conforto, mas ainda assim o mercado vem trazendo essas propostas de tendências para o Corpo Plus. Um dos exemplos, ultimamente veio na tendência mundial a volta do balonê, que era uma peça que jamais seria usada pelo público Plus Size e hoje nós temos os nossos fornecedores produzindo peças nesse sentido.
ENJOY- Quais são os maiores desafios que empreendedoras Plus Size enfrentam ao entrar nesse mercado?
ADELINA V- Primeiro é o próprio público Plus Size! Existem ainda as meninas que entraram há pouco tempo no tamanho Plus Size. Tem a dificuldade em assumir que tem um corpo plus size, que agora tem um corpo grande e não mais um corpo pequeno. Então, as pessoas têm ainda um certo receio de se assumirem plus size, pois, infelizmente, ainda tem como sinônimo de uma pessoa que é plus, que é gorda, tem o seu sinônimo ali associado com feiura, com a não beleza e infelizmente as meninas têm essa dificuldade em se assumir.
Então, quando você entende que você vai entrar no nicho plus size, tem meninas que evitam ir a lojas específicas plus size, pois não querem assumir que estão nessa categoria. Elas preferem utilizar roupas com numeração menor, A numeração ali entra dentro do Curve, ainda no Slim, mesmo que não fique harmônico, que não fique bonito, ao invés de procurar uma loja especializada. É um dos desafios! Muitas chegam traumatizadas e com vergonha do corpo que elas querem roupas apenas pra esconder o corpo. Mas como tudo se trata de um processo, ao longo do tempo que elas vão frequentando, conversamos muito durante os atendimentos, nas próprias postagens da loja, do nicho. E isso vai entranhando na cabeça das nossas clientes, das nossas amigas, e elas vão evoluindo nesse processo.
ENJOY- Como você acredita que o empreendedorismo Plus Size pode contribuir para a mudança de padrões de beleza na sociedade?
ADELINA V- Perfeita! Essa é uma pergunta muito chave e muito importante, porque sem esse movimento, sem dar opções para o nosso público Plus, no nosso caso de roupas, calçados, que também deve ser algo adaptado, que são medidas diferentes. Nós não teríamos uma relevância e visibilidade suficiente para trazer essas pautas em conversa. Antigamente nem ouvidas éramos, hoje já temos uma relevância em pautas, em mídia, e hoje já somos ouvidas, somos atendidas. Acredito que falta ainda certo incentivo, incentivo de todos os ramos, mas estamos nos encaminhando e nos estabelecendo de forma a ser ouvido e termos mais voz para chegar naquelas mulheres que ainda se sentem feias. se sentem à margem da beleza, que não se julgam dignas de se vestir de uma forma elegante, bonita, que valorize o seu corpo e as suas curvas, porque elas ainda imaginam que têm que se cobrir. Então, muito disso é falta de referências, é falta de ver mulheres com esses perfis na mídia e que se sentem bem como são. A representatividade do Mundo Plus, ela vem crescendo e nós.
ENJOY- Quais são as suas previsões para o futuro do empreendedorismo feminino plus size nos próximos anos?
ADELINA V- Então, o nicho do empreendedorismo feminino tende a crescer porque as mulheres têm essa preocupação em se manter felizes, se sentir bonitas e no público plus size essa autoaceitação vem crescendo. Então, o nicho é aumentar o nosso alcance para mulheres que antes não se sentiam bonitas, que não tinham vontade de se arrumar, de se vestir de forma como gostariam, por medo do julgamento com os corpos. Então, esse movimento vem ajudando a conscientização feminina. E aí abre oportunidades para que nós, empreendedoras, sanemos a dor dessas nossas clientes de não conseguirem roupas que estão na moda para usar. A partir do momento que essas mulheres se sintam prontas e com vontade de utilizar essas roupas, que nós tenhamos isso disponível para que elas possam entrar dentro de uma roupa que é da numeração correta e que se sintam bonitas.
ENJOY- Que conselhos você daria para mulheres que desejam empreender nesse nicho?
ADELINA V- Então, você mulher empreendedora ou que está querendo sair do seu trabalho formal para ter mais maleabilidade de horários, para cuidar de você, de sua casa, dos seus filhos, da sua família, o conselho é não tenha medo de empreender. Porém, você precisa estudar bastante a respeito do seu nicho, entender sobre o assunto é crucial, a vontade ela importa sim, ter aptidões para o trabalho que você vai desenvolver é muito importante sim, porém, estar preparada e estudar o assunto é extremamente crucial. Hoje nós temos um alto índice de empresas que abrem e que não conseguem se manter abertas nos primeiros anos, pois são os anos mais difíceis. Isso, em grande parte, é devido à falta de planejamento. Então abrir uma empresa não deve ser algo pensado de última hora, algo muito rápido de acontecer. Você precisa fazer pesquisa de mercado, você precisa entender, sim, sobre a administração de empresas, fluxo de caixas, toda a sistemática de como funciona o teu nicho e a sua empresa em si. Não é apenas, no meu caso, comprar roupas e vender não é dessa forma que funciona mais. Então você precisa entender sobre o como comprar sistemas de entrega de transportes que hoje é algo que encarece bastante taxas de impostos formas de trabalho. Hoje, o nosso marketing é quase que inteiramente feito nas plataformas digitais e a gente sabe que não é de qualquer.
Onde fica localizada a loja Queen Plus Size Boutique
Endereço: Av. dos Beija Flores, 239 – Centro, Nova Mutum – MT, 78450-000