Proteínas e fibras auxiliam na manutenção do peso após tratamento com canetas emagrecedoras
Efeito rebote após fim do uso de medicamentos análogos ao GLP-1 pode ser minimizado por meio de dieta que promove saciedade e preservação da massa magra
O fim do tratamento com soluções emagrecedoras, por meio do uso regular de medicamentos à base de semaglutida, análogos do hormônio GLP-1 pode causar um efeito rebote. Segundo estudo publicado no The British Medical Journal (BMJ), a suspensão do uso pode causar à recuperação do peso perdido em menos de dois anos, especialmente quando não há acompanhamento nutricional e mudanças sustentáveis no estilo de vida.
Para manter os benefícios adquiridos ao longo do tratamento e fortalecer a saúde, os consumidores devem apostar em alimentos ricos em fibras e proteínas, nutrientes associados a maior saciedade. Nesse cenário, as fibras bioativas despontam como soluções versáteis para que a indústria possa criar produtos atrativos e convenientes, que contribuem para a ingestão de fibras e ajudam a aumentar potencialmente a produção natural de GLP-1, relacionado à saciedade, por meio do consumo habitual de alimentos e bebidas no dia a dia.
É o caso da Fibersol®, uma fibra solúvel da ADM, líder global em soluções para nutrição humana e animal. Classificada como uma maltodextrina resistente, não é digerida no intestino delgado, apresenta boa tolerabilidade gastrointestinal e auxilia na redução do pico glicêmico pós-refeição, contribuindo para a manutenção de níveis mais estáveis de glicose no sangue. “Estudos clínicos demonstram que o consumo diário de 4 a 6g de Fibersol® ajuda a minimizar picos de açúcar no sangue após as refeições. Foram mais de 30 anos de pesquisa para chegar a uma solução funcional que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e promove saciedade sem causar desconforto gastrointestinal”, explica Livia Queirós, PhD, Nutricionista e Especialista em Desenvolvimento Health and Wellness na ADM.
As proteínas também possuem papel importante na dieta nos primeiros seis meses após a descontinuação ou redução gradual do uso de medicamentos antiobesogênicos, já que contribuem para maior saciedade, controle do apetite e suporte à preservação da massa magra. Uma tendência do mercado é a combinação de diferentes fontes proteicas com o objetivo de otimizar o perfil de aminoácidos e estimular a síntese proteica muscular. Estratégias como a combinação de proteínas lácteas, como o whey e caseinato, com proteínas vegetais, como a soja, permitem explorar diferentes velocidades de digestão e absorção, promovendo uma liberação mais sustentada de aminoácidos na corrente sanguínea, o que pode favorecê-la.
Nesse contexto, alimentos fortificados com proteínas de soja despontam como alternativas para a indústria agregar valor nutricional e funcionalidade em itens para o lanche ou café da manhã, como bebidas, snacks, cereais, barrinhas proteicas e alternativos lácteos. Isso porque a proteína de soja é reconhecida como a única das proteínas vegetais com perfil de aminoácidos completo, além de apresentar alta digestibilidade, com PDCAAS, método de avaliação da qualidade de uma proteína com base no teor de aminoácidos e na facilidade de digestão, próximo de 1, a pontuação mais alta.
“O gerenciamento para evitar o reganho de peso após o uso de medicamentos antiobesidade requer aderência e constância. Uma alimentação nutricionalmente densa e variada, com diferentes grupos alimentares, oferece suporte consistente ao longo do tempo. A combinação de ingredientes como proteínas, fibras, probióticos, prebióticos, extratos naturais, corantes naturais e soluções aromáticas permite o desenvolvimento de produtos nutricionalmente equilibrados, sensorialmente agradáveis e alinhados às preferências do consumidor, tornando esse processo menos restritivo, mais prazeroso e favorecendo a adesão às escolhas alimentares no dia a dia. A funcionalidade na nutrição consiste basicamente em potencializar benefícios de forma simplificada e prática”, afirma Livia.
Atenta às necessidades específicas da indústria em apoiar a jornada dos consumidores, a ADM desenvolveu uma plataforma de soluções completas para apoio ao tratamento de usuários de medicamentos análogos do GLP-1, pensando em diferentes momentos dessa trajetória: durante o uso das soluções para emagrecimento e após a aplicação regular. Ao longo do tratamento, o foco é auxiliar na manutenção da saúde muscular, no suporte à hidratação e na saúde gastrointestinal, contribuindo para o equilíbrio da microbiota por meio do uso de fibras, pré e probióticos com o objetivo de minimizar desconfortos gástricos e apoiar a adequada utilização dos nutrientes.
“Atuamos de forma integrada para potencializar soluções que viabilizam produtos inovadores, alinhados a necessidades nutricionais específicas, conciliando saúde e indulgência. A plataforma de soluções voltada a usuários de medicamentos antiobesidade é um dos exemplos de como nosso portfólio combina ingredientes funcionais para gerar benefícios consistentes ao longo de cada etapa da jornada do consumidor”, finaliza Livia.
Sobre a ADM
A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos um gestor e processador essencial da cadeia de suprimentos agrícola global, proporcionando segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um fornecedor de nutrição humana e animal de ponta, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções provenientes da natureza. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha líder no setor de produtos para consumidores que buscam novas maneiras de viver de forma mais saudável. Somos inovadores de ponta, orientando o caminho para um futuro de novas soluções bio-based para consumidores e indústrias. E estamos liderando esforços de sustentabilidade orientados pelos negócios, que apoiam um setor agrícola forte, cadeias de suprimentos resilientes e uma bioeconomia vasta e crescente. Ao redor do mundo, nossa expertise e inovação estão atendendo a necessidades críticas, desde a colheita até a mesa. Saiba mais em www.adm.com
Assessoria
