Professora de MT lança livro finalista de prêmio nacional de literatura acadêmica na próxima terça-feira (16)
Escrita em parceria com professor da UFRGS, a obra foi indicada ao Prêmio Jabuti Acadêmico e propõe um mergulho crítico sobre diversidade sexual e gênero
Na próxima terça-feira (16), acontece o lançamento de “Diversidade Sexual e de Gênero & Marxismo” (Editora Cortez), que coloca a produção acadêmica de Mato Grosso no centro do cenário literário nacional. A obra chega ao público com o selo de finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, um dos principais reconhecimentos literários do país. O evento será realizado na sede do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS/MT), a partir das 18h.
De autoria da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Bruna Andrade Irineu, em parceria com o professor Guilherme Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o livro chega ao público com o selo de finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Saúde Coletiva e Serviço Social.
A noite contará com a presença dos autores para um bate-papo com ativistas de direitos humanos, lideranças políticas e pesquisadores. O objetivo é transformar o lançamento em um espaço de diálogo, seguido de uma sessão de autógrafos que celebra não apenas a publicação, mas o reconhecimento nacional da obra.
O lançamento conta com o apoio do CRESS/MT, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Política Social e com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações de Gênero (NUEPOM/UFMT), fortalecendo os laços entre as instituições que se dedicam a preservar e a difundir o pensamento crítico.
Segundo a autora, a obra chega em um importante momento para debater pautas como diversidade e direitos humanos no âmbito das políticas públicas. “Estamos em um momento em que a pauta de costumes define as agendas políticas, e essa obra surge justamente como uma leitura crítica necessária. Pensamos nessa obra como um processo de investigação das tensões entre identidade e classe social, em especial para a compreensão dos assistentes sociais e estudantes da área”, disse Bruna Irineu.
O texto resgata a história de luta por direitos da população LGBTI+, dialoga sobre violações de direitos ainda presentes e analisa as respostas, e silêncios, das políticas para essa população.
Participam do debate a ex-vereadora Profa. Graciele Marques; os professores Josiley Rafael, Alice Pagan, Luciene Neves, Leana Freitas e Ivna Nunes; o presidente do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), Ricardo Bueno; e a pesquisadora e assistente social Bruna Gomes. Também participam o poeta e artista plástico Sol Ferreira e o DJ Roges Santos.
Sobre os autores
Bruna Andrade Irineu é uma voz de destaque na academia mato-grossense. Professora da UFMT vinculada ao Departamento de Serviço Social e aos programas de Pós-Graduação em Política Social e Saúde Coletiva, ela traçou uma rota de excelência: nascida em Goiás e criada em Rondonópolis, graduou-se na própria UFMT, onde hoje leciona. É mestre, doutora, pesquisadora de produtividade do CNPq e foi premiada pela Fulbright Foundation (2023), realizando estágio pós-doutoral na City University of New York (CUNY). Suas pesquisas iluminam temas como violência digital e vigilância algorítmica.
Guilherme Gomes Ferreira é professor da UFRGS (Educação e Serviço Social). Assistente social com mestrado e doutorado pela PUCRS, dedica-se a estudar as engrenagens do sistema prisional e a criminologia queer, ampliando o debate sobre como o Estado opera sobre corpos e sexualidades dissidentes.
Serviço: Lançamento do livro “Diversidade Sexual e de Gênero & Marxismo”
Data: 16/12/2025
Horário: a partir das 18hLocal:Sede do CRESS/MT (Rua do Flamengo n. 145 – Jd. Guanabara)
Assessoria

