Notícias

Justiça do Trabalho apoia desfile que celebra a beleza negra e combate racismo

Representatividade, valorização da identidade negra e combate à discriminação. Esses são alguns dos objetivos do 2º Desfile Beleza Negra, que será realizado em Juína no dia 20 de novembro, mês da Consciência Negra. Com destinação de R$ 5,4 mil pela Vara do Trabalho de Juína, por meio do Comitê de Ações Afirmativas, a Justiça do Trabalho é uma das parceiras do evento.

Os valores serão utilizados para aquisição de camisetas esportivas, camisetas de proteção solar UVA/UVB e copos térmicos. Os recursos são oriundos de multas por descumprimento da legislação trabalhista aplicadas e direcionadas a ações sociais, órgãos públicos e entidades filantrópicas que atuam em prol da comunidade.

Segundo o juiz da Vara do Trabalho Juína, Adriano Romero, o desfile é mais uma das ações que reafirmam o compromisso da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho em pautas de relevância social. “Além de uma ação muito significativa, que une conscientização e solidariedade das pessoas que se voluntariam para ajudar com a maquiagem, fornecimento de roupas e montagem da estrutura, é uma ação memorável que aborda o preconceito com leveza e gera impacto real na comunidade”, pontua o magistrado.

Desfile

O desfile Beleza Negra surgiu com a missão de dar visibilidade à cultura afro-brasileira e destacar sua importância histórica e estética na formação da identidade nacional. A ação, que também conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Juína, será realizada no dia 20 de novembro, a partir das 19h, no espaço da Paróquia Nossa Senhora da Paz, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade.

Esta destinação de recursos se soma aos esforços empreendidos pela Justiça do Trabalho na luta contra o racismo. O engajamento com a causa ganhou força com o Projeto Justiça Social pela Equidade Racial (JAER), criado no ano passado. Desde então, uma série de iniciativas foi desenvolvida, a exemplo do Programa para Capacitação das Pessoas Negras, que custeia bolsas de estudo em curso preparatório para a magistratura.

TRT MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *